novo telefone
(16) 3946-1050
Webmail

Soluções em Acondicionamento
Sertãozinho - SP - Brasil
NOTÍCIAS - DETALHE
< VOLTAR

 

Imagem retirada de https://www.hypeness.com.br/2020/02/plastico-de-origem-vegetal-podera-ser-reciclado-centenas-de-vezes-gracas-a-avancos-da-ciencia/

Imagem retirada de https://www.hypeness.com.br/2020/02/plastico-de-origem-vegetal-podera-ser-reciclado-centenas-de-vezes-gracas-a-avancos-da-ciencia/

Plástico de origem vegetal poderá ser reciclado centenas de vezes graças a avanços da ciência


07/02/2020

Mesmo com a constante diminuição do uso do plástico e do aumento da reciclagem, é preciso admitir que utilizar um produto de origem fóssil, não é bom para o planeta. Isto sem contar que quando reciclamos uma embagalem plástica, como por exemplo uma garrafa, a mesma acaba tendo qualidade inferior com propriedades piores que a original. Cientistas das Universidades de Bath e Birmingham, na Inglaterra, desenvolveram um novo método de reciclagem química, que pode reciclar um plástico de origem vegetal centenas de vezes, sem que este perca a qualidade.

O método da equipe consiste em utilizar temperaturas mais baixase catalisadores mais ecológicos que os métodos anteriores. O resultado é que eles conseguem converter os plásticos novamente em suas moléculas químicas constituintes – para que eles possam ser usados ​​para fazer novos plásticos da mesma qualidade que o original.

Matthew Jones – um dos co-autores do projeto, explica: “Atualmente, a maioria dos plásticos é reciclada usando métodos mecânicos, onde são lascados em grânulos e derretidos antes de serem moldados em algo novo. Mas este processo altera suas propriedades e reduz a qualidade, o que limita a gama de produtos em que pode ser usado.”

O plástico de origem vegetal
A equipe conseguiu superar este desafio quebrando polímeros de plástico em seus blocos de construção químicos, para que possam ser usados ​​novamente para fazer plástico virgem sem perder nenhuma de suas propriedades.

No entanto, isto somente aconteceu quando eles reciclaram o PLA à base de plantas, que é feito de amido ou dejetos agrícolas em vez de petroquímicos, e é usado em embalagens de alimentos “biodegradáveis” e em talheres e copos descartáveis.

Atualmente, o PLA não é reciclado porque ainda não é amplamente utilizado. Porém, com a crescente conscientização sobre a poluição por plásticos, a demanda dos consumidores por embalagens recicláveis ​​está crescendo. E agora temos ainda mais um motivo para aumentar ainda mais o uso deste material!

Fonte: Hypness

PÁGINA INICIAL - EMPRESA - PRODUTOS - QUALIDADE - TRABALHE CONOSCO - GALERIA DE FOTOS- NOTÍCIAS - LOCALIZAÇÃO - FALE CONOSCO
RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo
Todos os direitos reservados - © 2010