A Secretaria de Fazenda do estado do Rio (Sefaz-RJ) migrou para as auditorias fiscais especializadas cerca de quatro mil estabelecimentos que antes eram fiscalizados pelas auditorias regionais. O objetivo com essa transferência é aperfeiçoar o monitoramento das atividades dessas empresas, de acordo com a natureza de cada negócio.
As auditorias especializadas são classificadas por setores, como Bebidas, Produtos Alimentícios, Supermercados e Lojas de Departamento, entre outras.
Entre as mais de 300 atividades econômicas que tiveram empresas migradas estão as de venda de mercadorias no varejo e a de comércio atacadista de produtos alimentícios.
Segundo a pasta, esse é um movimento normal. "Uma vez que se identifica um aumento de movimentação financeira dessas empresas, é normal esse movimento de trazer para as especializadas para fazer esse acompanhamento mais próximo", explicou a secretaria.
O superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras, afirmou que migração traz uma maior eficiência na fiscalização.
“A análise mais específica das empresas em cada segmento econômico traz uma otimização na verificação da conformidade com a legislação tributária e, consequentemente, protege os contribuintes que estão em dia”, disse.
Todos os contribuintes que entraram na mudança foram avisados via Domicílio Eletrônico do contribuinte (DeC). Para consultar a qual repartição fiscal o contribuinte passou a estar vinculado, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda do Rio.
A migração das empresas é uma das primeiras medidas do programa “Na Mira da Receita Estadual”, lançado nesta semana com os objetivos de melhorar a arrecadação sem aumentar a carga tributária e fortalecer ainda mais o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal no Estado do Rio.